O que acontece com a gordura quando emagrecemos?

Pesquisadores australianos afirmam ter descoberto no que a gordura humana se transforma depois que perdemos peso.


No estudo, publicado nesta semana no British Journal of Medicine, os cientistas concluíram que os quilos perdidos após uma dieta ou exercícios físicos são expirados como monóxido de carbono, durante a respiração.

Conforme a Lei de Conservação da Massa de Lavoisier, “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Ou seja, os átomos que formam os triglicérides, compostos que constituem a gordura, precisam se transformar em algo após ser queimados.

Muita gente acredita que o resultado da metabolização da gordura é defecado ou convertido em músculos.

Mas os pesquisadores descobriram que, na verdade, o ser humano expira seus quilos a mais.

A equipe da Universidade de South Wales começou a investigar o mistério a partir de uma fórmula: C55H104O6 + 78O2 —> 55CO2+52H2O + energia.

Essa expressão química descreve aquilo que acontece quando uma molécula de triglicérides, a gordura que predomina no corpo humano, é queimada.

De acordo com a fórmula, quando a gordura é metabolizada, ela é transformada em dióxido de carbono, água e energia.

Segundo cálculos dos pesquisadores, para oxidação de 10 quilos de gordura humana é necessária a inalação de 29 quilos de oxigênio.

O resultado dessa transformação são 28 quilos de dióxido de carbono e 11 quilos de água.

Os cientistas então calcularam qual a razão entre água e CO2 produzidos como resultados pela oxidação da gordura. De acordo com os pesquisadores, 84% dos triglicérides se transformam em dióxido de carbono e os 16% restantes, em água.

Ou seja, o ser humano expira a maior parte da gordura perdida durante a respiração.

Dessa forma, de forma grosseira, é possível dizer que perder peso ajuda a fotossíntese das plantas e contribui para o aquecimento global, já que o CO2 é um dos gases do efeito estufa.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

Gabriel Garcia, de INFO Online
Foto: Getty Images

Comentários

Atenção! Por favor, observe que o conteúdo deste site é protegido por direitos autorais. Não é permitido o uso não autorizado do conteúdo sem a permissão prévia do autor. Caso tenha interesse em utilizar alguma parte do conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail momentoverdadeiro@gmail.com para mais informações. Agradecemos a compreensão.

Seguidores