Lula, o sapo barbudo e doze anos de indigestão.


Estava aqui pensando em um artigo do renomado escritor Luis Fernando Verissimo publicado em sua coluna no jornal O Globo recentemente. O conteúdo é importante, mas a forma como ele é apresentado fez a diferença. Não é uma questão de concordar ou não com o escritor, mas entender o porquê. Já começa pelo título - "A longa indigestão". A metáfora domina e enriquece o texto. Para chegar ao poder, só Deus sabe os pactos e alianças que o Partido dos Trabalhadores aceitou. Uma coisa já sabemos, e dito pela própria presidente, que gosta de ser chamada de "presidenta". Dilma Rousseff disse que se pode “fazer o diabo na hora da eleição”, mas isso é outro papo.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

Voltando ao artigo, Veríssimo fala sobre o desconhecido efeito da má digestão de quem teve que engolir um 'sapo barbudo' . Antes de falar dos acontecimentos atuais, o escritor revive a história - quando o PT chegou ao poder. A eleição do ex-operário  Luiz Inácio Lula da Silva. "Quando o Brizola se convenceu de que não chegaria à Presidência da República, consolou-se com uma sentença: a elite brasileira teria que engolir um sapo barbudo em seu lugar. Quem estava vivo e consciente na época se lembra do quase pânico provocado pela perspectiva do Lula no poder... A ideia de engolir um sapo, ainda mais um sapo com uma ameaçadora barba cubana, era revoltante. Mas, fazer o quê? Lula foi eleito legalmente, o sapo foi deglutido e empossado," disse Luis Fernando Verissimo.
O escritor também fez uma comparação para falar sobre o ódio ao PT  - "A resistência do patriciado brasileiro ao PT tem várias causas: diferenças ideológicas, interesses contrariados, medo, a própria arrogância do partido no governo e suas quedas na corrupção, e — especialmente inadmissíveis — os seus sucessos: distribuição de renda, políticas sociais, desemprego baixo etc. Mas o ódio ao PT só se explica como má digestão".

Finalmente depois dessa viagem ao passado, Verissimo revela sua opinião. "Doze anos de indigestão: é compreensível a irritação causada pela eleição de mais quatro anos de PT no governo e a continuação da praga do Brizola. Os que se manifestam contra uma suposta fraude no pleito apertado e pedem o impeachment dos vencedores estão exercendo o direito de todo perdedor, o de espernear. Só achei curioso ver, desfilando numa manifestação na Avenida Paulista, uma faixa que pedia a volta dos militares ao poder. Teoricamente, não é preciso mais de três pessoas para fazer e carregar uma faixa daquelas: uma para pintá-la e duas para segurá-la. Fiquei pensando em quantas pessoas no desfile além das três hipotéticas concordavam que outra ditadura militar é preferível ao PT no governo. Talvez ninguém, talvez a maioria. Nunca se sabe o efeito da má digestão num organismo". O artigo na íntegra pode ser lido na "Coluna Verissimo", aqui.

Comentários

Atenção! Por favor, observe que o conteúdo deste site é protegido por direitos autorais. Não é permitido o uso não autorizado do conteúdo sem a permissão prévia do autor. Caso tenha interesse em utilizar alguma parte do conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail momentoverdadeiro@gmail.com para mais informações. Agradecemos a compreensão.

Seguidores