Uso de água do mar para abastecer SP custaria R$ 6,1 bi.

Crise da Água - De acordo com um estudo do PCJ, usar água do mar para abastecer parte da população de São Paulo custaria cerca de R$ 6,1 bilhões.  A proposta de construção de uma usina de dessalinização foi enviada pelo grupo de prefeituras, empresas e entidades da região de Campinas, uma das cidades que recebem água do sistema Cantareira, há 15 dias para a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp).

Segundo reportagem do jornal 'O Globo', o projeto prevê a instalação de uma usina em Bertioga, no litoral norte. De lá, um sistema com cerca de cem quilômetros de adutoras levaria a água tratada para a região de Joanópolis, onde fica o reservatório de Jacareí, um dos cinco que formam o Cantareira. Como a represa fica a 663 metros do nível do mar, seria necessário construir, ainda, um sistema de bombeamento. Para completar o pacote, o estudo sugere a instalação de uma usina eólica. "O uso de energia eólica é favorecido pelas correntes litorâneas de ventos — diz o o secretário-executivo do consórcio e coordenador do projeto", Francisco Lahóz.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

Além de ser uma obra essencial para a ampliação da oferta de água para salvar as duas principais regiões econômicas do Brasil, estamos preocupados com a minimização dos impactos ambientais. A água dessalinizada seria jogada na represa de Jacareí para manter o sistema com no mínimo 80% de sua capacidade de reservação. De acordo com os técnicos, os outros 20% seriam preenchidos com água da chuva. Ontem, o nível do sistema Cantareira como um todo estava em 11,6%. Com informações de O Globo.

Comentários

Atenção! Por favor, observe que o conteúdo deste site é protegido por direitos autorais. Não é permitido o uso não autorizado do conteúdo sem a permissão prévia do autor. Caso tenha interesse em utilizar alguma parte do conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail momentoverdadeiro@gmail.com para mais informações. Agradecemos a compreensão.

Seguidores