A Polícia Federal desencadeou nesta terça-feira (27) a Operação Shiwako*, com a finalidade de instruir 20 inquéritos policiais que visam reprimir crime previdenciário no estado do Ceará. Fora cumpridos 2 mandados de busca e apreensão.
O grupo investigado escolhia pessoas e oferecia o benefício de Amparo Social ao Idoso, que era obtido mediante a alteração da idade dos requerentes com a finalidade de adequar aos 65 anos previstos em lei.
A fraude consistia em alterar a idade dos supostos segurados apenas nos formulários de requerimento do benefício, sendo o processo instruído com cópias dos documentos verdadeiros.
Todos os requerimentos eram direcionados a uma mesma servidora e concentrados em uma única Agência da Previdência Social nesta capital.
O prejuízo causado aos cofres da União em 18 benefícios irregulares, já identificados, foi de aproximadamente R$ 38 mil e o cancelamento dos mesmos proporcionou uma economia mensal em torno de R$ 12 mil.
* O termo “Shiwaco” faz alusão ao macaco japonês que envelheceu rapidamente, haja vista que os fatos investigados remontam a pessoas foram “envelhecidas precocemente” para, fraudulentamente, serem enquadradas na condição de idosas.
Fonte: Polícia Federal
Comentários
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do Momento Verdadeiro. Não publicamos comentários com links.