De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o tema da cúpula será "Prosperidade com Equidade: o desafio de cooperação nas Américas". O Itamaraty informou também que este tema reflete a "preocupação" dos países com a cooperação para o desenvolvimento e a inclusão social no continente.
Conforme o Palácio do Planalto, a presidente terá série de encontros ao longo desta sexta na Cidade do Panamá, onde ocorre a cúpula.
Entre as reuniões previstas na agenda, estão encontros com os presidentes do México, Enrique Peña Nieto, da Argentina, Cristina Kirchner, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, além do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.
Dilma também participará nesta sexta do Foro Empresarial das Américas, reunião que terá como tema "Integração Produtiva para o Desenvolvimento Inclusivo".
Na última terça (7), o chefe do Departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Ministério das Relações Exteriores, Paulino Franco, informou que a presidente Dilma deverá se encontrar neste sábado (11), segundo dia de cúpula, com o colega norte-americano Barack Obama.
Segundo o diplomata, Dilma e Obama deverão discutir temas da agenda bilateral (que interessa aos dois países) e assuntos relacionados à cúpula.
Na quarta (8), Dilma conversou por telefone com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que também participará da Cúpula das Américas. Na ligação, informou o Palácio do Planalto, ele disse querer "reduzir tensões" com os Estados Unidos. Segundo a Secretaria de Imprensa, Dilma "saudou" a iniciativa dele e colocou-se à disposição para contribuir.
Fonte:G1
Comentários
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do Momento Verdadeiro. Não publicamos comentários com links.