Os especialistas que trabalharam no projeto são brasileiros, um deles é Paulo Miamoto, especialista em odontologia e antropologia forense. “Posso adiantar que ela era uma mulher bonita”, disse ele.
Para reconstruir a face os pesquisadores usaram o mesmo processo forense. “O processo de reconstrução da face dela foi todo feito segundo protocolo científico. São as mesmas técnicas que usaríamos em uma perícia”, explica o brasileiro.
O projeto foi realizado em parceria com a basílica de Santa Maria Madalena e o rosto reconstruído já está pronto, mas só será revelado ao público em julho deste ano. “Uma das condições que eles colocaram era que nós não poderíamos divulgar essa face até começarem as comemorações oficiais em homenagem à Santa, lá na França, em 19 de julho”, afirma Miamoto.
O busto da santa banhado a ouro que fica na Basílica francesa serviu como base para a pesquisa. “Dentro desse busto, atrás de uma redoma de vidro, está o crânio. Sabendo disso, iniciamos o contato para pedir autorização para trabalhar com os restos mortais dela”.
No começo os brasileiros tiveram dificuldade em conversar com a Basílica por conta do idioma e do receio de trabalhar com algo tão valioso. “Tudo que eles (religiosos) precisavam fazer era tirar fotos ao redor desse crânio e nós processaríamos as imagens por meio de um programa de mapeamento em três dimensões. Embora eles (padre e Bispo) tenham aceitado, foi um desafio, porque eles são leigos, mas conseguimos aproveitar as fotos.”
A mesma equipe trabalhou na reconstrução do rosto de Santo Antônio, o projeto ganhou repercussão internacional e foi realizado em parceria com um grupo de arqueólogos italianos do Museu de Antropologia da Universidade de Pádua.
Por conta desse projeto, os brasileiros conseguiram autorização, já que não precisariam tocar no objeto. O processo de reconstrução virtual levou cerca de um mês para ficar pronto e foi todo ajustado em conjunto com a Igreja.
(Com informações do G1 e Gospel Prime)
Comentários
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião do Momento Verdadeiro. Não publicamos comentários com links.