Conselheiro do Crea-RJ diz que desabamento de ciclovia foi causado por erro de projeto.

Fernando Frazão/Agência Brasil
Rio de Janeiro - O desabamento de parte da Ciclovia Tim Maia, em São Conrado, foi causado por falha de projeto, de acordo com o engenheiro civil e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Antônio Eulálio Pedrosa Araújo, membro da Associação Brasileira de Pontes e Estruturas. Duas pessoas morreram no acidente. Ouça a reportagem.

— Não foi considerado o efeito da onda sobre a parte inferior da passarela, que fez com que ela tombasse. Aquele trecho é diferente dos demais, tinha apenas uma viga central. Como os apoios eram muito próximos um do outro sobre os pilares, a força de içamento do lado que onda bateu ficou mais engrandecida. Quem fez o projeto não levou em consideração o efeito dessa onda, embora a premissa de um projeto sejam as considerações e combinações de carga.

Para o engenheiro civil, os cerca de quatro quilômetros da via devem passar por nova análise. Antônio Eulálio disse que não houve valorização do trabalho de engenharia estrutural.

Com informações da Agência Brasil.

Comentários

Atenção! Por favor, observe que o conteúdo deste site é protegido por direitos autorais. Não é permitido o uso não autorizado do conteúdo sem a permissão prévia do autor. Caso tenha interesse em utilizar alguma parte do conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail momentoverdadeiro@gmail.com para mais informações. Agradecemos a compreensão.

Seguidores